top of page

Um gole de café (não será o mesmo depois de passar por Feldenkrais)

Com sua própria mão, você alcançou a xícara do café e neste instante um sentimento implícito de satisfação foi te acompanhando no trajeto

de volta, até a origem do gesto: o gole.

Saboreou? Percebeu como o calorzinho se espalhou por dentro? Mas o gole não foi só de café, foi de você mesmo. Um evento impressionante, um trago de prazer e poderes. Uma das razões que faz algo tão impressionante passar desapercebido, e sub-degustado, é o fato de ser corriqueiro, abundante e irrestrito. Mas no fundo, isto não muda em nada sua maravilha, pelo contrário, aumenta.

Pode reconhecer. Observe: a origem brota! Depois deste passe de mágica, o espetáculo se desabrocha em sequência quase simultânea. O mundo se movimenta em você (braço-vísceras-gravidade-dedos-oxigênio-vértebras-sangue) e teus lábios recebem a xícara em sintonia perfeita, como um passo de dança ensaiado muitas vezes. E então, o líquido mergulha na sua boca e percorre você.

Não há nada de simples neste ato, mesmo que seja trivial. A intenção e sua consequência podem parecer banais, mas, se olharmos bem, vamos nos deparar com um jogo de milhares de reações articuladas em contínuo, elas mesmas vivas e tornadas possíveis graças a um processo maravilhoso de evoluções e transformações. É comovente sentir isto tudo presente em cada um de nós e em cada um dos nossos gestos.

Uma novidade é ir além da compreensão intelectual e tatear este contexto vivo pela experiência direta. Qualquer um pode se dar esta delícia. Utilizamos o Método Feldenkrais para isso, para aguçar as sensações conscientes e apreender esta dinâmica de mobilizar o que somos na direção do alvo das nossas escolhas. Foi este processo que, na Evolução da Natureza, desenvolveu a mente e os tendões, os órgãos e as emoções, você, eu e a capacidade de agir.

.

Experimente! Depois de uma certa prática de si próprio, em Feldenkrais, um gole de café nunca mais será o mesmo…

bottom of page