top of page

Feldenkrais Ativa Inteligências na Postura

Feldenkrais é um método para melhorar movimentos. Suas estratégias integrativas ampliam e refinam a capacidade motora. Assim sendo, é um instrumento útil em diversas áreas profissionais, incluindo Reabilitação, Performance, Educação e Desenvolvimento Pessoal.

A maneira Feldenkrais de melhorar movimentos é um diferencial deste método: ao invés de exercitar padrões “corretos” e fixos, esta abordagem aciona inteligências dinâmicas. Com este método, aprende-se a aproveitar as inteligências motoras instintivas que existem no organismo e que sabem como otimizar os movimentos do indivíduo a partir de seus recursos pessoais. Este aprendizado desenvolve a autonomia pessoal frente aos modelos analíticos de correção.

A expressão das inteligências motoras, muito mais evidentes nos bebês e nas crianças, costuma ser restringida pelos hábitos sedimentados ao longo do desenvolvimento histórico de cada indivíduo. É aqui que entra o Método Feldenkrais, oferecendo diversas estratégias para a flexibilização de hábitos (de postura, de movimento, de atenção, etc), abrindo assim espaço para a manifestação espontânea das inteligências motoras instintivas.

Com hábitos flexíveis e inteligências aguçadas, os movimentos intencionais ganham em controle e qualidade. O tônus postural passa a favorecer a realização da intenção motora, diminuindo o esforço e gerando um ganho imediato de rendimento. A ação se torna funcionalmente integrada, sendo executada de modo mais espontâneo e ao mesmo tempo mais consciente.

Os benefícios para a saúde são inumeráveis, desde a preservação de articulações e tendões, até o melhor gerenciamento do estresse. Pense nas implicações de se ter uma postura dinâmica! Postura é movimento, e movimento é vida. Permear os movimentos da vida com sensibilidade e inteligência traz para o dia-a-dia um colorido inédito e vibrante. E ainda mais, um sentimento de potência e criatividade que transcende em muito a atitude de buscar e submeter-se a modelos supostamente “corretos”.

bottom of page