Feldenkrais Ativa Inteligências na Postura

Feldenkrais é um método para melhorar movimentos. Suas estratégias integrativas ampliam e refinam a capacidade motora. Assim sendo, é um instrumento útil em diversas áreas profissionais, incluindo Reabilitação, Performance, Educação e Desenvolvimento Pessoal.

A maneira Feldenkrais de melhorar movimentos é um diferencial deste método: ao invés de exercitar padrões “corretos” e fixos, esta abordagem aciona inteligências dinâmicas. Com este método, aprende-se a aproveitar as inteligências motoras instintivas que existem no organismo e que sabem como otimizar os movimentos do indivíduo a partir de seus recursos pessoais. Este aprendizado desenvolve a autonomia pessoal frente aos modelos analíticos de correção.

A expressão das inteligências motoras, muito mais evidentes nos bebês e nas crianças, costuma ser restringida pelos hábitos sedimentados ao longo do desenvolvimento histórico de cada indivíduo. É aqui que entra o Método Feldenkrais, oferecendo diversas estratégias para a flexibilização de hábitos (de postura, de movimento, de atenção, etc), abrindo assim espaço para a manifestação espontânea das inteligências motoras instintivas.