APROFUNDAMENTO NO MÉTODO FELDENKRAIS

PANORAMA SISTÊMICO E FUNCIONAL com Hans Machado (BR)

 

Primeiro encontro de aprofundamento sobre o PENSAMENTO FELDENKRAIS para FELDENKRAIS PRACTITIONERS (formados e em formação).

 

 A proposta é clara: criar uma compreensão funcional do movimento (mente-ação) humano. A surpresa é que, embora o tema seja abordado com insistência quase irritante durante uma FORMAÇÃO FELDENKRAIS, com freqüência, após quatro anos, são poucos os alunos que  apreendem plenamente o conceito de "ato funcional". 

 

A maior parte parece ficar presa nos fragmentos de técnicas de manipulação como: onde segurar, como pressionar, conseguir ver onde mexe, sentir a diferença entre os lados, perceber tensões e assim por diante. É verdade, não é fácil. São inúmeros os aspectos envolvidos na relação entre duas pessoas durante uma sessão de Integração Funcional.  É uma atividade complexa sentir a si mesmo enquanto se percebe o outro, articular pensamentos e percepções e conduzir de forma criativa uma exploração para ajudar a pessoa a formar uma nova ordem e novos sentidos.


 

Um dos alicerces da vida é criar ordem e o sistema nervoso costuma encontrar suas maneiras de integrar as novidades surgidas numa sessão.

 

Nossa intenção, no entanto, é aumentar o grau integrativo das nossas sessões de IF. A solução é praticar, de tudo, e aprimorar nossas habilidades. Entre as muitas habilidades envolvidas, uma das principais é a COMPREENSÃO FUNCIONAL da mente-ação humana. E este é o objetivo deste encontro de dezembro: fornecer instrumentos conceituais para você desenvolver seu próprio pensamento funcional e ampliar suas possibilidades integrativas.

 

Foi assim que criamos este Curso de Aprofundamento ("Advanced Training"), 5 dias dedicados ao pensamento sistêmico e funcional de Moshe Feldenkrais que está por trás das abordagens de IF e ATM. Sem nos limitarmos às "técnicas de aplicação", vamos nos aprofundar na compreensão  (1) do desenvolvimento motor da mente humana, (2) dos níveis de organização do ato (movimento, postura, imagem) e (3) das estratégias integrativas.

 

Abaixo alguns dos TEMAS que serão abordados entre uma ATM e outra, na convivência da Mata Atlântica do Vortex: 

 

- Autoimagem e Visão de Mundo.

 

- Em primeira pessoa e em terceira.

 

- Fenomenologia, Fisiologia e Anatomia: diferentes domínios para a abordagem.

 

- E a segunda pessoa?

 

- Intencionalidade e Consciência  (tipos e graus)

 

- A vida que se move.

 

- Os vetores evolutivos na história do sistema nervoso.

 

- Os sentidos e o movimento.

 

- Tônus é ação.

 

- Sentir é agir.

 

Níveis de análise e intervenção no Agir, de si, do outro e do ambiente.

 

- Organização de fundo (padrões posturais e personagens)

 

- Ato: objetivo e sustentação.

 

- Ato: organização seqüencial.

 

- Ação fragmentada (contradições, isolamentos, etc)

 

- Ação Integrada

 

- Ação Potente

 

Palavras-chave:  direção, força, informação, organização, ser. 

 

 

Onde: Vortex - Centro Integrativo (50 km de São Paulo) 

 

O lugar ::  Um centro criado em íntima interação com a natureza. Uma região de Mata Atlântica contígua a Reserva Florestal do Morro Grande. Proporciona ambientes e condições especiais para o aprofundamento da experiência de si que é a base da pedagogia Feldenkrais.

 

 

Inscrições: formacaofeldenkrais@gmail.com

 

REALIZAÇÃO NÚCLEO FELDENKRAIS

melhorarsemlimites.com

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon