O Pensamento Feldenkrais

e suas múltiplas aplicações

Integração Funcional pelo Movimento e Awareness

Tornar melhor, mais fácil e mais gostoso tudo que requer movimentos corporais. Pense bem! Pense mais um pouco e você vai se surpreender.

 

Melhorar o chute de um jogador de futebol, tornar mais preciso o gesto de um bailarino, mais expressiva a nota de um músico ou mais rápida a neuro-reabilitação de um paciente.

 

Veja que inesperado: estes quatro exemplos podem ser o resultado de uma mesma sessão de Feldenkrais! Isto porque o Dr. Feldenkrais não propôs intervenções específicas. Ao invés disto, que é o mais comum para nossa sociedade, ele descobriu estratégias gerais para melhorar a organização dos padrões de movimento. Exemplo, como o seu peso se distribui entre seus dois pés? Quando melhoramos esta distribuição de peso, tornando-a mais eficiente, mais simples e mais precisa, inúmeras atividades ficarão mais fácies e serão mais bem feitas: correr no parque, fazer amor, nadar, subir escadas, e muitas outras, certamente você já está pensando em vários exemplos.

 

Expanda esta ideia e você verá que a vida inteira pode ser dinamizada. Quando melhoramos um padrão de movimento acabamos por melhorar a própria vida. Esta foi a enorme contribuição feita por este cientista - Dr. Feldenkrais - ter criado duas abordagens para acessar e estimular nossa central de organização dos movimentos. E o que é ainda mais importante, ele formulou um PENSAMENTO que revela as interações mente-corpo-ambiente e traz estratégias integração de pessoa por meio do movimento e awareness (consciência perceptiva). 

 

Suas descobertas e criações abriram portas para a elaboração de diversos modos específicos de aplicação (MEA) atualmente em desenvolvimento em diferentes campos profissionais no Brasil e no mundo por fisioterapeutas, bailarinos, músicos, educadores físicos, educadores, psicólogos, e muitos outros.

 

Em 2016 o NÚCLEO FELDENKRAIS criou três percursos para você conhecer este pensamento na prática:  

 

(1) Entenda os HÁBITOS como eficientes estratégias de nossas mentes e como eles podem ser  aprimorados e reinventados para refletirem nossas intenções e aptidões;

           

(2) Descubra como o Método Feldenkrais pode ser utilizado para favorecer o PODER DE AUTOTRANSFORMAÇÃO;

           

(3) Compreenda as bases filosóficas e científicas que sustentam a visão SISTÊMICA FUNCIONAL do pensamento Feldenkrais tornando-o múltiplo em   suas aplicações.

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon