Neuronito

Arte de Bleuska Blue

Uma célula que aprendeu a lançar raios em seu próprio corpo e criou o movimento intencional."

O neurônio é a expressão da criatividade da Vida, que esculpe a matéria, tece e reinventa o manto vivo que recobre nosso planeta. 

UMA CÉLULA ESPECIAL

Você já pensou em inventar um neurônio? Uma célula. Ela mesma um organismo vivo que respira e se alimenta, totalmente ativa em cada um de seus átomos. Um ser que se constituí e se reconstituí constantemente, movendo a Física a favor de seus intuitos vitais.

 

Não bastasse este assombro, o neurônio vai muito além de um ser metabólico,  ele é um integrador!  Com seus mil braços de relâmpagos, ele penetrou na intimidade elétrica da Matéria e a fez dançar uma orquestração viva, convergindo e distribuindo informação. Ele inventou uma rede comunicante. Este mago aprendeu a lançar raios em seu próprio corpo para criar o movimento intencional. Por isso, escolhemos o neurônio para ser nosso Neuronito, símbolo da Vida que se fez e se faz Potência de Ação.

Em sua própria morfologia - a maneira como ele modela a matéria para se fazer corpo vivo - o neurônio é comunicante. Milhares deles juntos, formam um tecido de inteligências. Quando se organizam aos milhões, inventam capacidades impressionantes como, por exemplo, enxergar o mundo!

 

Agora imagine, o que acontece quando esta rede de inteligências decide compor uma teia de bilhões e bilhões de si? E quê habilidades poderão se desdobrar quando estas redes inventam uma forma  de se conectarem umas às outras, criando uma teia exponencial, uma teia de teias? Incontáveislhões de possibilidades! Neste caso, surge você, surge eu, surgimos nós. Uma Teia de inalcançável dinamismo, que comunica e movimenta a Vida.

teiativa: metodologia de ensino

Foi desta compreensão que nasceu o Neuronito como nosso mascote, como o símbolo da Teiativa. Escolhemos esta imagem para representar a metodologia que inventamos para ensinar o Método Feldenkrais, para formar pessoas na profundidade da  "neuroplasticidade aplicada" pelo movimento.

Criamos uma pedagogia vivencial em Teia  que gera conhecimento na forma viva das interações. A Experiência Direta de cada indivíduo torna-se a Matéria de Conhecimento. O curso funciona como uma rede que se alimenta da Experiência Compartilhada e que a partir desta matéria passa a tecer, individual e coletivamente, a compreensão sobre a importância do movimento na vida humana. 

Veja o que dizem os alunos da Formação.

o método  feldenkrais

Quando juntamos as noções de movimento, ação intencional e teia, começamos a nos aproximar da compreensão do Método Feldenkrais. Uma metodologia que utiliza a neuroplasticidade para atuar na reabilitação neurológica, na dança e no teatro, no tratamento de dores, na expressão pessoal, no aguçamento da arte e na performance geral do movimento. Feldenkrais é um método que melhora a motricidade em todos os seus aspectos, aproximando as camadas mais abstratas da mente aos níveis mais instintivos da vida. O neurônio é um símbolo perfeito para esta aproximação.

awareness

Feldenkrais utiliza o conceito de "awareness" para se referir à incrível capacidade que nossa mente neural tem de permear os instintos com a atenção.  Uma forma muito especial de atenção, capaz de ouvir sem impor e de propor acompanhando. Respeito, que se torna consciência. Consciência perceptiva e participativa. Uma capacidade de constatar e de ser - internamente - tudo que se revela externamente. É justamente esta habilidade que desenvolvemos quando praticamos os Movimentos Feldenkrais. E é esta forma de respeito que impulsiona o impulso de vida a criar mais saúde, inteligência, delicadeza, força e beleza. Esta habilidade pode ser empregada com resultados surpreendentes nas áreas da Saúde, Educação, Arte e Desenvolvimento Pessoal.

Concluindo, Neuronito é o símbolo do movimento vivo que cria a consciência. Ele nos remete à teia viva das inteligências orgânicas e ao integrador dos fluxos de informação. Foi assim que esta imagem se tornou o mascote da nossa Formação Feldenkrais Abordagem Teiativa. Um curso que celebra as imensas possibilidades do Método Feldenkrais e que as expande ainda mais usando a pedagogia Teiativa.

 

A combinação Feldenkrais Teiativa gera um tremendo potencial inovador e proporciona em cada um de nós uma profunda alegria. Nosso Neuronito representa tudo isto, a mais nova criação do Núcleo Feldenkrais.

Arte de Bleuska Blue

O Neuronito!

A próxima turma começa em abril de 2020!

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon