MOSHE FELDENKRAIS 

"Minha primeira definição de saúde é a pessoa que tem condições pessoais de ir na direção de seus sonhos"

Moshe Feldenkrais (1904 - 1984) foi um dos grandes pioneiros do campo da educação somática. Para criar seu método ele se valeu de um profundo conhecimento de diversas áreas como engenharia, física, artes marciais, biomecânica, neurologia, cibernética, desenvolvimento humano e psicologia.

Aos 13 anos de idade ele saiu de sua casa na Rússia e viajou sozinho durante um ano até chegar na Palestina. Lá trabalhou como operário em construções, depois como cartógrafo e depois como professor particular de matemática. Envolveu-se ativamente com esportes (futebol) e com artes marciais (jiu-jitsu).

Passou a década de 1930 na França onde se graduou como engenheiro mecânico e elétrico. Mais tarde concluiu seu doutorado em física na Sourbonne. Em Paris trabalhou junto a Joliot-Curie no início das pesquisas sobre energia nuclear (pesquisas que conferiram a Joliot-Curie um Prêmio Nobel).

Ainda em Paris conheceu Jigaro Kano, o criador do judô moderno, e tornou-se em 1936 um dos primeiros europeus a conquistar a faixa preta. Com a assessoria do consulado japonês e dos principais alunos do mestre Kano, Moshe Feldenkrais fundou a primeira escola de judô bem sucedida na França e ajudou a divulgar a arte no mundo ocidental através de seus ensinamentos e de seus livros publicados sobre o tema.no mundo ocidental através de seus ensinamentos e de seus livros publicados sobre o tema.).

Na década de 1940 trabalhou para a marinha britânica em pesquisas anti-submarino nas quais inventou alguns dispositivos sonares. Aprofundou seus estudos em psicologia e no crescente campo da neurofisiologia. No final da Segunda Guerra Mundial pesquisou sistemas pioneiros no estudo das relações mente-corpo como os de George Gurdjieff, William Bates, Técnica Alexander e outros. Em 1949 publicou o primeiro livro sobre suas próprias idéias "Body and Mature Behavior", um estudo sobre ansiedade, sexo, gravidade e aprendizagem.

Mudou-se para Israel onde, a partir da década de 50, dedicou-se inteiramente ao refinamento de todo seu conhecimento e à integração destas disciplinas no sistema que passou a ser conhecido como Método Feldenkrais. Ele formou grupos de alunos em seu método em Israel e nos E.U.A. Alguns participantes destes grupos se tornaram os representantes do Método e passaram a difundí-lo formando novos profissionais por todo o mundo. Suas principais publicações foram:

• Judo

• Higher Judo

• Body and Mature Behavior

• Awareness Through Movement

• The Elusive Obvious

• The Master Moves

• Adventures in the Jungle of the Brain (The Case of Nora)

• The Potent Self

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon