A Força do Hábito
Entre instintos, regras sociais e escolhas, surgem os hábitos que programam o teu mundo.
Os hábitos são o resultado da nossa impressionante capacidade de aprender. Eles organizam a nossa vida. Formar hábitos é uma estratégia de nossas mentes para ganhar rapidez e eficiência. Sem eles a vida seria impraticável.
Esta organização e rapidez, dão aos hábitos uma força muito profunda. A maneira costumeira de fazermos as coisas acaba por definir nossas vidas: as alegrias, a postura, as dores (inclusive musculares), as relações sociais, o desgaste dos sapatos, as cores das roupas, a expressão do olhar e tudo o mais.
HÁBITO: um ponto de atração que nos leva sempre pelo mesmo caminho, um veio, um fulcro, marcado em nós mesmos pela experiência pessoal.

Conhecê-los é a melhor maneira de aprender a modelar esta matéria viva de aprendizagem. O primeiro passo é conhecer pelo sentir, tornando-nos amigos e não juizes. A partir daí, ah, abre-se um campo muito criativo, sempre surpreendente pelas possibilidades, a princípio impensáveis e depois ilimitadas. Quando chegamos a este ponto, estamos onde o Método Feldenkrais quer nos levar: aprendemos a aprender.

Direcionar nossa própria aprendizagem é influenciar diretamente a formação de nossos hábitos e poder escolher a organização do nosso mundo. O poder de dirigir esta força está em nossas mãos. Literalmente! Está em nossos olhos, em nossas colunas, em toda a composição corporal do nosso agir.
Este poder está na capacidade de sentir e escolher, é o que em Feldenkrais chamamos de "awareness":
"Se você sabe o que está fazendo, você pode fazer diferente.
Se você saber o que está fazendo, você pode fazer o que quer."
- Moshe Feldenkrais
Pratique o Método Feldenkrais e descubra uma linguagem prazerosa para lidar consigo mesmo, para reinventar os teus hábitos e se permitir ser o que você, no fundo, já é.