A Força do Hábito

Entre instintos, regras sociais e escolhas, surgem os hábitos que programam o teu mundo.

Os hábitos são o resultado da nossa impressionante capacidade de aprender. Eles organizam a nossa vida. Formar hábitos é uma estratégia de nossas mentes para ganhar rapidez e eficiência. Sem eles a vida seria impraticável.

Esta organização e rapidez, dão aos hábitos uma força muito profunda. A maneira costumeira de fazermos as coisas acaba por definir nossas vidas:  as alegrias, a postura, as dores (inclusive musculares), as relações sociais, o desgaste dos sapatos, as cores das roupas, a expressão do olhar e tudo o mais.

HÁBITO:  um ponto de atração que nos leva sempre pelo mesmo caminho, um veio, um fulcro, marcado em nós mesmos pela experiência pessoal.

Conhecê-los é a melhor maneira de aprender a modelar esta matéria viva de aprendizagem. O primeiro passo é conhecer pelo sentir, tornando-nos amigos e não juizes. A partir daí, ah, abre-se um campo muito criativo, sempre surpreendente pelas possibilidades, a princípio impensáveis e depois ilimitadas. Quando chegamos a este ponto, estamos onde o Método Feldenkrais quer nos levar: aprendemos a aprender.

Direcionar nossa própria aprendizagem é influenciar diretamente a formação de nossos hábitos e poder escolher a organização do nosso mundo.  O poder de dirigir esta força está em nossas mãos. Literalmente! Está em nossos olhos, em nossas colunas, em toda a composição  corporal do nosso agir.

Este poder está na capacidade de sentir e escolher, é o que em  Feldenkrais chamamos  de "awareness":

"Se você sabe o que está fazendo, você pode fazer diferente.

Se você saber o que está fazendo, você pode fazer o que quer."

- Moshe Feldenkrais

Pratique o Método Feldenkrais e descubra uma linguagem prazerosa para lidar consigo mesmo, para reinventar os teus hábitos e se permitir ser o que você, no fundo, já é.

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon