FABIANO GONÇALVES

Educador Somático Feldenkrais

  • Coordenador do Núcleo Feldenkrais

  • Formado no Método Feldenkrais | 2015-2018 

  • Co-criador da Teiativa e membro da equipe pedagógica da Formação Feldenkrais Teiativa

  • Pesquisador da qualidade da Tensegridade e suas relações com as estruturas vivas.

  • Terapeuta Somático no Pensamento Formativo do Stanley Keleman pelo programa Diálogos Formativos da Denise Passos | 2016-2018 

  • Criador e condutor da pesquisa: Escuta Criativa 

      (www.escutacriativa.com.br)​

  • Formado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília, com especialização em Arquitetura Bioclimática

 

Educador Somático Feldenkrais

Criando ambiências para a vida se expressar

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB e com mestrado em arquitetura bioclimática, trabalhei por quase dez anos como consultor-arquiteto em sustentabilidade. Meu movimento foi movido pela vontade de trazer vida  para os ambientes, e a partir das ambiências arquitetadas gerar um qualidade de vida, um bem estar. Nesta época a minha compreensão era que a vida estava fora de mim, e como arquiteto buscava trazer a vida para os espaços.

 

A partir da experiência com a dança contemporânea e outras práticas com enfoque somático, iniciei um processo de sensibilização corporal que mudou profundamente minha forma de estar no mundo. Reconheci forças em mim que se fazem para além de um pensamento lógico, e que me fazem um expressar mais autêntico e espontâneo. Reconheci que novos estados e percepções de mim podem ser criados, e a partir deles fui ressignificando meu agir, minha vida pessoal e profissional.

 

Deste processo resolvi mudar de direção profissional, e segui um caminho próprio de sentir meus ventos, o que me levou a eu me tornar um Educador Somático Feldenkrais. Neste período de transição, além de fazer a formação no Método Feldenkrais, eu completei o processo formativo de terapeuta somático com base no pensamento formativo de Stanley Keleman pelo programa Diálogos Formativos da Denise Passos. Eu também desenvolvi uma pesquisa em estruturas de tensegridade, que dei o nome de Tensegri. Estas estruturas trazem qualidades de integridade e movimento muito próximas das qualidades presentes na estrutura dos corpos vivos, desde uma célula até nós humanos, e permitem ao tocá-las sentirmos estas qualidades e construirmos uma compreensão mais enraizada nas sensações. Este estudo da tensegridade evidenciou a contribuição do conhecimento desenvolvido com a arquitetura e a sustentabilidade para a compreensão do design de um corpo vivo em movimento.

 

Hoje meu interesse como Educador Feldenkrais é facilitar às pessoas a se conectarem com a vida que vibra dentro delas e passa despercebida. Promover um enraizamento e uma alfabetização somática, construir uma intimidade com sua própria experiência de si. Eu construo com o aluno um ambiente de aprendizado que facilita ele entrar em contato com a sua própria experiência corporal, de forma que ele possa aprender suas próprias estratégias de auto-percepção, auto-direcionamento e construir maior clareza e autonomia nas suas ações.

 

Hoje atuo como um dos coordenadores no Núcleo Feldenkrais, conduzo aulas e atendimentos em São Paulo, aulas e acompanhamento individual online, circuitos de Gotas Feldenkrais, workshops em São Paulo e Brasília, e faço parte da equipe pedagógica da Formação Feldenkrais Teiativa.

Facilito também o processo de Escuta Criativa, junto da própria pratica Feldenkrais, eu acrescento outras ferramentas aplicadas vivencialmente para fomentar o potencial criativo do aluno, e a conquista de uma integridade criativa.

SÉRIE ALÉM DA CAIXA: Fabiano Gonçalves

Conheça mais sobre o percurso do Fabs para além das Caixas!

Entrevistado pela Gabriella Vinhas, parceira do Núcleo Feldenkrais

OUTRA ENTREVISTA com Fabiano Gonçalves

Programa CHÁ FILOSÓFICO da Gabriella Vinhas

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon