FABIANO GONÇALVES

Educador Somático Feldenkrais

+55 (11) 97959-3294 | escutacriativa@gmail.com

Coordenador do Núcleo Feldenkrais

Formado no Método Feldenkrais | 2015-2018 (International Feldenkrais Federation)

 

Membro da equipe pedagógica da Formação Feldenkrais Teiativa

Criador e condutor da pesquisa:

Escuta Criativa  www.escutacriativa.com.br )

Formado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília

Hoje meu maior interesse como educador somático é, por meio da prática de Consciência pelo Movimento, facilitar às pessoas uma alfabetização somática, uma intimidade com sua própria experiência de si,  através de um refinamento sensorial e perceptivo de si enquanto se move.

Na minha condução com o aluno eu construo um ambiente de aprendizado que facilita ele entrar em contato com a sua própria experiência corporal, de forma que ele possa aprender suas próprias estratégias de auto-percepção, auto-direcionamento e construir maior clareza e autonomia nas suas ações. Fico entusiasmado em poder fomentar os conteúdos vivos em potencial que emergem em cada pessoa durante as práticas de Consciência pelo Movimento.

Eu venho construindo minha atuação como educador principalmente no contínuo aprofundamento do riquíssimo material deixado pelo Moshe Feldenkrais. Além do Feldenkrais, práticas e pesquisas que estiveram presentes nesta construção desde 2013 e ainda me permeiam são dança contemporânea, contato improvisação, Integral Bambu, Fascial Fitness, e a compreensão da qualidade da tensegridade no corpo vivo.

Hoje atuo no Núcleo Feldenkrais onde vivenciamos, aplicamos e ensinamos o Método Feldenkrais em diferentes formatos, aprofundamos em compreender o pensamento do Moshe e então criamos diferentes aplicações. Hoje eu conduzo circuitos de práticas curtas via Whatsapp, aulas regulares presenciais e online, workshops e imersões, e faço parte da equipe pedagógica da Formação Feldenkrais Teiativa.

Desde 2015 também venho pesquisando a qualidade da tensegridade, e relacionando com as práticas de movimento como dança, treinamento físico e educação somática. Esta pesquisa,ESCUTA CRIATIVA, foi se desdobrando em vários formatos. 

Hoje aplico os conceitos da tensegridade principalmente como educador somático integrando eles na prática do FELDENKRAIS. 

Como parte do TENSEGRI, também confecciono brinquedos artesanais de tensegridade, e faço trabalho de criação artística de bonecos inspirados na tensegridade viva experimentada nos meus movimentos durante as práticas Feldenkrais. 

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon