top of page
hans machado

Educadora Somática Feldenkrais

Sou cantora, professora de música e educadora somática. Há 13 anos oriento pessoas em seus processos de criação, descoberta e refinamento vocal, seja por meio da fala, da declamação ou do canto, entendendo a voz como uma forma de tocar a si mesmo e o mundo circundante. Tais processos conduzem à percepção do gesto vocal de maneira integrada: o corpo-mente-som, a voz enquanto ação postural e espelho da autoimagem. Eles permitem que o indivíduo reconheça sua voz identitária, com sonoridades praticadas em diversos âmbitos da vida (íntimo ou social) e experimente muitas outras vozes e nuances sonoras, favorecendo seu verdadeiro potencial de expressão humana. Sou educadora do Núcleo Feldenkrais, integro o Feldenkrais BH e, atualmente, conduzo uma pesquisa de doutorado junto à Escola de Música da UFMG, na qual estudo as interfaces entre o Método Feldenkrais e a pedagogia vocal. Para mim, o Método Feldenkrais é um método de expansão, de plasticidade, de autonomia de realização, de aprimoramento humano. Praticá-lo é encurtar os caminhos de realização dos sonhos.

BÁRBARA-01.jpg
  • Educadora do Núcleo Feldenkrais

  • Doutoranda em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  • Mestre em Música pela Universidade de Montréal (Canadá)

  • Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  • Professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

BÁRBARA PENIDO

Educadora Somática Feldenkrais

SÉRIE ALÉM DA CAIXA: Bárbara Penido

Conheça mais sobre o percurso da Bárbara para além das Caixas!

Entrevistado pela Gabriella Vinhas, parceira do Núcleo Feldenkrais

bottom of page