Educadora Somática Feldenkrais
Sou cantora, professora de música e educadora somática. Há 13 anos oriento pessoas em seus processos de criação, descoberta e refinamento vocal, seja por meio da fala, da declamação ou do canto, entendendo a voz como uma forma de tocar a si mesmo e o mundo circundante. Tais processos conduzem à percepção do gesto vocal de maneira integrada: o corpo-mente-som, a voz enquanto ação postural e espelho da autoimagem. Eles permitem que o indivíduo reconheça sua voz identitária, com sonoridades praticadas em diversos âmbitos da vida (íntimo ou social) e experimente muitas outras vozes e nuances sonoras, favorecendo seu verdadeiro potencial de expressão humana. Sou educadora do Núcleo Feldenkrais, integro o Feldenkrais BH e, atualmente, conduzo uma pesquisa de doutorado junto à Escola de Música da UFMG, na qual estudo as interfaces entre o Método Feldenkrais e a pedagogia vocal. Para mim, o Método Feldenkrais é um método de expansão, de plasticidade, de autonomia de realização, de aprimoramento humano. Praticá-lo é encurtar os caminhos de realização dos sonhos.
-
Educadora do Núcleo Feldenkrais
-
Doutoranda em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
-
Mestre em Música pela Universidade de Montréal (Canadá)
-
Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
-
Professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
BÁRBARA PENIDO
Educadora Somática Feldenkrais
SÉRIE ALÉM DA CAIXA: Bárbara Penido
Conheça mais sobre o percurso da Bárbara para além das Caixas!
Entrevistado pela Gabriella Vinhas, parceira do Núcleo Feldenkrais